Irmã Ferreira, uma senhora muito porreira

Histórias da Nossa Terra

Irma Ferreira

A cativante irmã Ferreira

Esta é outra história de sucesso da Nossa Terra. 

Pequenina, de gestos meigos, sorriso cativante e um olhar sempre atento, essa é a Irmã Ferreira. Ela é portuguesa, mas mora em Moçambique há 45 anos. A irmã já fez tanto por esta terra e pelas pessoas daqui, que sua história merece, sem dúvida alguma, ser contada.Quando a irmã Ferreira chegou em Lichinga o que mais lhe chamou a atenção foi o número de pessoas que se amontoavam pedindo esmolas nas ruas. Ela pensou em uma solução para ajudar essa gente, conseguiu umas enxadas e convidou todos eles para trabalhar na machamba (em um sítio), e assim nasceu o Cantinho da Solidariedade, há dez anos.

Ferreira me contou que eles começaram com uma pequena horta e com a criação de alguns peixes, e que, aos poucos, o projeto foi crescendo. Começaram a aparecer pessoas que acreditaram e apoiaram a iniciativa e o lugar ficou cada vez maior e melhor. A ideia inicial, além de criar uma atividade para as pessoas da rua, também era a de dar uma oportunidade para as pessoas com algum tipo de discapacidade física, mães solteiras e idosos.

A Estamos também ajudou no projeto; doou máquinas de costura e abriu furos de água na machamba.

Com o tempo Ferreira se deu conta de que as mães que trabalhavam na machamba precisavam de um lugar onde deixar seus filhos durante o dia. E foi assim que surgiu outro empreendimento: a escolinha D. Luis de Gonzaga, que agora tem 300 alunos. 

Escola D. Luis Gonzaga Lichinga

Escola D. Luis Gonzaga

O sucesso da escola foi tão grande, que hoje em dia não estudam lá somente os filhos das senhoras que trabalham na machamba. Muitas crianças da cidade também frequentam a escola, que acabou virando referência na região. 

Com o tempo o crescimento também chegou na machamba. Atualmente, 40 pessoas trabalham lá e recebem um pequeno salário. Além disso, tudo o que se produz ali (morango, batata, repolho, milho, etc) é vendido em uma pequena barraca no mercado da cidade e também vai para a escolinha para alimentar as crianças e os funcionários. O sítio também tem criação de porcos, coelhos, vacas, cabritos e galinhas. Um verdadeiro empreendimento, que graças a visão e determinação da irmã Ferreira, hoje é um exemplo para muitas pessoas em Lichinga.

Cantinho da Solidariedade

Machamba Cantinho da Solidariedade

Tudo isso porque ainda não contei que Ferreira tem 83 anos de idade! É incrível ver  sua vitalidade e disposição. Quando estou no centro da ciade, adoro ver quando ela passa sorridente dirigindo sua caminhonete cinza e vai cumprimentando todo mundo.

Depois de conhecer essa irmã porreira, como dizem os portugueses quando alguém é muito legal, pensei em que seria muito bacana chegar aos 83 anos com essa energia e que também adoraria ajudar muita gente como ela fez.

Quem quiser mais informações ou ajudar com doações e ideias, pode entrar em contato com o Cantinho da Solidariedade através do site deles. www.cantinhodasolidariedade.com

Se você conhece outras histórias de sucesso no Niassa, escreva-nos para contar que nós queremos publicar no blog da Estamos.

Autora: Lucila Runnacles
www.mochilacult.com

Anúncios

2 responses

  1. Esta é uma grande história. Eu vi uma vez em Lichinga. Há um problema com o seu link para seu site.

    1. Olá. Que bom que vc gostou do post. Já arrumamos o link, obrigado por avisar. Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: