Mulheres ficam apenas com 12% dos Fundos Distritais de Desenvolvimento

mulheres niassa

A ESTAMOS está trabalhando no processo de melhoria na “Advocacia e Auditoria Social”. Nos últimos dois anos, foi feito um rastreio de Fundos de Despesas Públicas e encontramos a surpreendente informação de que a igualdade de género não se fez sentir na participação das mulheres.A questão é preocupante; dos projectos financiados, a maior parte destes beneficiou os homens em 87%, e mulheres, 12%. Tendo em conta que Moçambique defende e luta pela pobreza e pela equidade de género, a ESTAMOS tem um papel importante no melhoramento da advocacia e auditoria.Esse estudo foi feito em 3 distritos: Mandimba, Cuamba e Massangulo, na província do Niassa, Moçambique.

A nossa sugestão para elevar o nível das mulheres beneficiadas nos projectos é que o sistema tem que mudar na distribuição da gestão dos fundos distritais de desenvolvimento. Para isso, sugerimos que o Governo influencie os conselhos consultivos e o seu elenco, para que no processo de escolhas dos projectos, se dê espaço e priorizem às mulheres.

Também propomos que o governo poderia cobrar cotas de participação da mulher durante a elaboração dos projectos em cada distrito.
Esse seria um processo inovador tanto para a nossa província como para Moçambique. Como essa ainda não é uma realidade, a questão ainda deve ser reflectida pela sociedade.

Por tudo isso, a nossa ideia é apoiarmos alguns distritos na sensibilização e monitoria de elaboração dos projectos, para melhorarmos o nível de participação da mulher, porque todos sabemos que elas também são capazes de elaborar projectos.

Autor: Cozna Mutombo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: